Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Aplicativo para celular prevê se usuário vai entrar em depressão


Enquanto vários aplicativos para celular prometem ajudar o usuário a ser mais saudável acompanhando suas atividades físicas, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma forma de aproveitar os sensores dos aparelhos para entender a saúde mental da pessoa.

Em testes realizados com dezenas de pessoas, pesquisadores da Faculdade de Dartmouth descobriram algumas coisas geralmente avaliadas por médicos para diagnosticar estresse, solidão e depressão.

Isso foi feito através de um aplicativo que eles chamaram de StudentLife, que coleta diversas informações do aparelho para entender o usuário - como movimentação, localização e tempo em que se faz chamadas ou envia mensagens. Ocasionalmente ele também liga o microfone para saber a proximidade das conversas.

Algoritmos processam os dados e criam padrões de atividades físicas, conversação, sono, percebe se o usuário visita locais diferentes ou se envolve em interações pessoais. Assim, se o app descobre que a pessoa evita conversar pessoalmente, pode ter encontrado sinais de depressão.

Em entrevista ao MIT, o professor Andrew Campbell, que lidera a pesquisa, comentou que todas essas funcionalidades estão disponíveis para serem usadas em um smartphone comum com Android. O próximo passo é intervenção: ao notar algum desvio mental se aproximando, o aplicativo poderá enviar alertas ao usuário para mudar algumas coisas em seu comportamento e evitar doenças.

Fonte: Olhar Digital

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...