Páginas

sábado, 8 de novembro de 2014

Quais animais que nunca ficam banguelas?


Assim como os seres humanos, grande parte das espécies animais também troca os dentes ao longo da vida. Os animais domésticos ficam banguelas e trocam os dentes de leite pelos permanentes por volta do sexto mês de vida. Nesta troca, os dentes novos se apresentam ligeiramente maiores e mais fortes do que os dentes de leite.

Curiosamente, entre as poucas espécies de animais que nunca ficam banguelas, temos os tubarões que, apesar de estarem sempre renovando os dentes, nunca ficam sem um dente na boca, pois apresentam uma fileira de dentes novos e prontos para usar logo atrás dos dentes principais.

O tubarão consegue renovar toda a sua arcada dentária em apenas uma semana. As diversas espécies de tubarões do mundo contam com vários conjuntos de dentes substituíveis, com destaque para o tubarão-branco, o tubarão-tigre, o tubarão-azul, o tubarão-mako e o tubarão-martelo, que são considerados superpredadores e estão no topo da cadeia alimentar dos oceanos.

O tubarão tem dentes incorporados às gengivas. Ao longo da vida de um tubarão, ele pode chegar a produzir 30.000 dentes para substituição.

Algumas espécies de roedores também nunca ficam banguelas, pois apresentam um crescimento contínuo e rápido dos dentes, que são reforçados por esmalte e dentina.

Fonte: R7

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...