O britânico Robert Edwards foi anunciado vencedor do Prêmio Nobel de Medicina nesta segunda-feira pelo desenvolvimento da fecundação in vitro, técnica que ajuda casais com problemas de fertilidade a ter filhos. Abaixo, alguns fatos sobre este revolucionário tratamento.
- Para realizar a fecundação in vitro, os médicos coletam o óvulo da paciente e o fertilizam em laboratório com os espermatozoides do futuro pai. O óvulo começa a se dividir e torna-se um embrião dentro de um fluido nutritivo. Em seguida, é implantado no útero da mãe. Normalmente, os médicos inserem vários embriões para aumentar as chances de sucesso do tratamento.
- Mais de 3,75 milhões de bebês já nasceram graças à fertilização in vitro desde Louise Brown, o primeiro 'bebê de proveta' da história, há 32 anos. Mais de 250 mil nascem todos os anos. Entre 20% e 30% dos óvulos fecundados em laboratório levam ao nascimento de um bebê, mas a taxa de sucesso varia de acordo com a idade da mãe - quanto mais jovem, mais chances.
- A maioria dos tratamentos de fecundação in vitro é feito por mulheres entre 30 e 39 anos. Mais da metade das pacientes está na Europa, e os países nórdicos, liderados pela Dinamarca, têm a maior quantidade de médicos especializados na técnica.
- Gestações múltiplas são um dos maiores problemas enfrentados por pacientes que se submetem ao tratamento. A gravidez de mais de uma criança traz riscos extras para os bebês, que podem nascer abaixo do peso ou sofrer com problemas de desenvolvimento, embora esta tendência venha diminuindo. Em 2000, 26,9% dos embriões implantados deram origem a gêmeos e trigêmeos; em 2006, esta taxa caiu para 20,8%. A porcentagem é maior nos países em desenvolvimento.
- A fertilização in vitro levou ao desenvolvimento da injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI, na sigla em inglês), que consiste em injetar um único espermatozoide no óvulo e é usada quando este é de difícil penetração. O nível de sucesso para esta técnica é quase igual ao da fecundação in vitro.
- Um em cada seis casais no mundo passa por alguma forma de problema de infertilidade pelo menos uma vez durante seu período fértil. A infertilidade é relacionada a causas psicológicas e a hábitos como o fumo, o sobrepeso e o estresse, além da idade.
Fonte:: AFP
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Fatos sobre a fertilização in vitro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário