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domingo, 7 de novembro de 2010

Cinemas usam câmeras para identificar emoções de espectadores


Enquanto empresas de publicidade apostam em câmeras de reconhecimento facial para identificar as preferências dos consumidores em anúncios, pesquisadores britânicos, em parceria com uma empresa de segurança, querem levar a tecnologia para os cinemas.

A ideia da parceria da University of the West of England, do Reino Unido, com a companhia Aralia é criar novas funções ao sistema antipirataria que alguns cinemas já possuem para identificar a presença de câmeras digitais na sala.

Incorporando o reconhecimento facial 3D, o sistema poderia monitorar e gravar as expressões faciais de cada espectador. As agências de publicidade poderiam, posteriormente, analisar as imagens para ajustar, caso necessário, as abordagens das campanhas.

Segundo Abdul Farooq, que lidera o projeto do laboratório da universidade, o objetivo é “desenvolver instrumentos capazes de coletar dados que podem ser usados para monitorar as reações do público aos filmes e anúncios”. Farooq explica que as câmeras 2D detectariam as emoções, e as 3D mediriam o movimento do público.

“Usando a tecnologia nos cinemas, a ferramenta poderá informar aos diretores de filmes e anunciantes qual parte o público mais gostou e o que chamou mais a atenção”, disse Farooq. Ainda de acordo com o professor, a previsão é que a tecnologia seja afinada para ser usada em outras plataformas, incluindo o monitoramento da reação dos consumidores diante de vitrines.

Fonte: G1

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