Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Conheça a limusine presidencial de Barack Obama


A relação dos presidentes americanos com a Cadillac é coisa antiga. Começou no início do século passado com o presidente Woodrow Wilson, que governou o país por duas vezes consecutivas entre 1913 e 1921. Desde então, os modelos da marca passaram por diversas atualizações em matéria de design, equipamentos e, principalmente, segurança.

O Cadillac do atual presidente Barack Obama pode enganar a primeira vista, mas debaixo das linhas luxuosas se esconde um verdadeiro tanque de guerra. O carro foi desenvolvido pela General Motors e traz uma aparência que mistura elementos do CTS e do Escalade. No interior, o pouco que se sabe - por motivos de segurança - é que o acabamento é artesanal e os bancos se adaptam a forma do corpo dos passageiros.

A parte interessante começa no aspecto da segurança, já que o modelo conta com um chassi reforçado com 5 cm de aço. Este cobre partes importantes e vitais como a suspensão e o tanque de combustível (diesel), localizado na parte traseira. Os pneus são de kevlar reforçados e caso sejam prejudicados por alguma explosão, há rodas de aço montadas sobre eles que permitem ao carro continuar andando. As portas têm capa de aço e vidro com 8 cm de espessura.

Como defesa o carro traz câmara de visão noturna e metralhadoras laterais, num estilo parecido com James Bond. Por dentro o modelo é um verdadeiro bunker para o presidente. Lá estão máscaras de oxigênio e telefone com linha direta para o vice-presidente e para o Pentágono. Caso haja necessidade há ainda sangue do próprio presidente armazenado.

Outro ponto de destaque é o habitáculo do condutor, que é independente de onde viaja o presidente. O motorista da limusine presidencial é treinado pela CIA para "direção extrema" e conta com treinamento militar para manejar armas, inclusive as do carro.

O Cadillac do presidente Obama oferece uma aceleração de zero a 100 km/h em 15 segundos, graças a sua mecânica turbodiesel. Sua velocidade máxima é de 120 km/h, um número até interessante para o peso do modelo.


Fonte: MOTOR Dream

1 comentários:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O chassi desse modelo é o mesmo do caminhão Chevrolet Kodiak 5500, e a tração é 4X4 integral. Só fico curioso se conseguiram adaptar alguma suspensão independente nas 4 rodas para manter a rodagem suave como num sedã convencional da Cadillac.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...