Páginas

sábado, 27 de novembro de 2010

Garanta bons resultados mesmo sem conseguir malhar todos os dias


Um dos principais motivos para não prosseguir, ou sequer começar, a frequentar a academia é a alegada falta de tempo. No entanto, segundo o professor de musculação da Cia Athletica, da unidade de Porto Alegre, Márcio Besson é possível, sim alcançar bons resultados, mesmo que você não possa ir à academia todos os dias.

Segundo ele, nem sempre os objetivos de quem reserva três dias da semana para atividades físicas são os mesmos de quem reserva cinco.

— É importante que as pessoas tenham claro que um bom resultado será garantido por um treinamento adequado ao aluno, independente do tempo de que ele disponha, desde que se respeite as suas características individuais e seus objetivos — explica.

— Outro cuidado que temos que ter, é a comparação entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa responde de uma forma diferente ao mesmo estímulo. Cada aluno tem seu ritmo, seu metabolismo. Até porque, quando falamos em resultados, devemos ter cuidado também com a alimentação mais adequada. Isso não é um discurso vazio, ela realmente influencia nos resultados — destaca.

Para alcançar esses resultados, certos truques se fazem necessários:

— Nesses casos, otimizamos ao máximo o tempo de treinamento com um planejamento ideal, com a prescrição das atividades mais apropriadas e com a intensidade correta, para que se aproveite ao máximo o tempo destinado aos exercícios — esclarece.

O especialista revela que é a falta de frequência nos exercícios físicos que ocasiona a maioria das lesões. No entanto, uma rotina, mesmo que reduzida, como é o caso, pode evitar os problemas, desde que tomados os devidos cuidados.

— É vital que esse aluno priorize e execute com muito zelo o aquecimento, o alongamento, e principalmente o treinamento deve ser feito com muita atenção, executando-se os exercícios corretamente – aconselha.

Quanto aos exercícios prescritos para esses alunos, Márcio afirma que eles variam de acordo com a necessidade do aluno. Sempre seguindo uma regra básica: parte-se do exercício mais simples ao mais complexo, ou seja, do mais fácil ao mais difícil.

— É dessa maneira que é possível garantir, sem mágicas, a segurança e a eficácia do treinamento. Vale lembrar que o treinamento não é uma "receita de bolo". Cada pessoa tem sua individualidade — alerta.

O professor da Cia Athletica, alerta que quem opta por malhar em casa, pode pôr em risco o projeto de cuidar do corpo.

— O treino exige uma certa disciplina do aluno. A postura, por exemplo, é fundamental para garantir o rendimento e a saúde do aluno. E como garantir a segurança se não tem o equipamento correto? Treinar é coisa séria. Uma lesão pode afastar por muito tempo um aluno dos treinamentos — afirma.

— Particularmente, não aconselho ninguém a treinar em casa. Ainda mais com tempo reduzido, sem equipamento e, principalmente, sem orientação — finaliza.

Dicas de Besson para turbinar os seus resultados:

:: seja objetivo. Faça um treinamento aproveitando ao máximo o tempo disponível;

:: aposte ainda mais na alimentação. Ela é uma aliada na hora de atingir seus objetivos;

:: preste atenção aos sinais do seu corpo. Nada de “correr contra o tempo perdido”. Lesões são sempre piores do que um ritmo mais lento de treino;

:: de muita atenção ao aquecimento e ao alongamento. Eles também são fundamentais para sua meta;

:: no seu caso, priorize ainda mais a boa execução do exercício. Ela é fundamental para o resultado final;

:: evite comparações com outras pessoas e respeite o ritmo do seu corpo;

:: não treine sozinho ou em casa. Muitas lesões graves ocorrem desta forma.

Fonte: BEM ESTAR

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...