Páginas

domingo, 12 de dezembro de 2010

Confira sete dicas para estar com a pele linda no verão


Quem pretende curtir os meses de calor sem abrir mão da saúde já pode (e deve) começar a preparar o organismo. O verão combina com atividades ao ar livre, praia e banho de piscina. A estação, porém, exige cuidados extras com a pele.

Além do uso obrigatório do protetor solar, beber bastante líquido, ter alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos são algumas das recomendações sugeridas pelos dermatologistas.

Confira dicas para manter a pele saudável:

1 - Beber água:

A ingestão de água é o melhor hidratante para a pele, pois ela age de dentro para fora. A água deixa o tecido mais macio e preparado para outros procedimentos, como bronzeamento por loções e tratamentos realizados em consultório.

2 - Evitar o cigarro:

As substâncias presentes no cigarro mudam a cor da pele, deixando o tecido amarelado. A pele tende a engrossar e a circulação fica comprometida, originando vasinhos.

3 - Alimentação saudável:

Por trás da coloração de cada legume e verdura há nutrientes e vitaminas específicas, por isso é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada durante todo o ano. Os alimentos amarelados e os vegetais de folhas escuras (como cenoura, abóbora, espinafre e couve) possuem maior teor de betacaroteno. A ingestão dessa substância confere alguma proteção solar, além de deixar a pele com uma cor mais bonita.

4 - Fazer exercícios:

A prática de atividades físicas libera substâncias que melhoram a aparência e a textura da pele. Além disso, o exercício ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo.

5 - De olho no sol:

Todo o bronzeamento é nocivo ao organismo, uma vez que o acúmulo de melanina é uma reação da pele à agressão dos raios solares. Para evitar o câncer de pele, é importante não se expor ao sol das 10 às 16 horas, e usar sempre filtro solar. Vale lembrar que mesmo o bronzeado controlado acelera o processo de envelhecimento da pele. A dica é que as regiões mais sensíveis (rosto, pescoço, colo e mãos) sejam protegidas com bloqueador solar mais denso e com fator maior. Para uniformizar a cor, sugere-se os autobronzeadores.

6 - Hidratar a pele:

O hidratante deve ser aplicado após o banho, pois este é o momento de maior absorção do produto. A água do mar e da piscina ressecam muito a pele, por isso é importante deixá-la bem hidratada e protegida.

7 - Tratamentos:

Alguns procedimentos estéticos devem ser evitados no verão, outros, porém, estão liberados. Aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, peelings físicos — como os de cristais — e máscaras de hidratação podem ser feitos, desde que com cuidado. A depilação com laser está vetada, mas quem sofre com pelos encravados ainda pode realizar algumas sessões para aliviar o problema.

Check-list da nécessaire

— Bloqueador solar (para rosto, pescoço, colo e mãos).

— Protetor solar (com fator moderado, para o resto do corpo).

— Óculos escuros (lentes de qualidade protegem os olhos dos raios ultravioletas e ajudam a evitar a formação de rugas).

— Hidratante (alguns produtos possuem Vitamina C na fórmula, agindo a favor do protetor solar).

— Loções noturnas com agentes antirradicais livres e antiinflamatórios.

— Sabonete líquido facial, com fórmula adequada ao tipo de pele.

Fonte: clickrbs

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...