Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

É mito: xampus não perdem efeito depois que cabelo se "habitua"


Eis aqui uma proposta: olhe atentamente para sua prateleira de produtos de banho no box do banheiro e conte quantos xampus, condicionadores, máscaras de tratamento, esfoliantes, óleos, sabonetes e outros companheiros de beleza você coleciona por lá. Mude agora para a pia. Cremes e mais cremes.

Pesquisadores ingleses calcularam que as mulheres se expõem, em média, a 515 substâncias químicas diferentes todos os dias — todas presentes em cosméticos e maquiagens.

A verdade é que não é só no bolso que pesa a vaidade. Se expor a tantos compostos diferentes estranhos à pele e ao organismo ao longo da vida pode também ter um custo à saúde e, por que não, à própria aparência.

— Cosméticos têm a capacidade de se acumular na pele. Quanto mais usamos, mais absorvemos seus compostos. A dica é prestar atenção ao rótulo e evitar substâncias contraindicadas — alerta o cosmetologista e pesquisador Maurício Pupo.

Fórmula milagrosa?

Todo mundo já passou por isso. Compra um xampu novo e pensa que finalmente encontrou a fórmula certa para manter os fios bonitos e saudáveis, já que o antigo deixava o cabelo pesado e sem vida. A explicação mais óbvia é que o cabelo, então, deve ter se acostumado com o xampu anterior, certo? Segundo Luciano Barsanti, médico e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, essa é uma das queixas mais frequentes dos pacientes, embora não faça muito sentido.

— Isso é um dos maiores mitos sobre cabelo. O que acontece é que a pessoa deveria estar usando um produto inadequado e encontrou um que se adaptou melhor às necessidades dos cabelos — acrescenta.

Trocar ou não trocar?

A história de que é necessário trocar periodicamente de xampu, portanto, não procede — a não ser que exista uma indicação clínica, como uma dermatite ou uma queda acentuada dos fios.

— O bom é não trocar. A troca de xampu sempre implica contato com novos agentes químicos que podem, isso sim, irritar o couro cabeludo, em vez de tratá-lo.

Mesmo assim, existe uma explicação para quando a sua escolha, que antes parecia um elixir milagroso, deixa de funcionar. Mas ela nada tem a ver com cabelos "acostumados" ao produto.

— Pode ser que, ao longo da vida, o cabelo mude de aspecto, principalmente em períodos de alterações hormonais, como na puberdade ou no climatério, por exemplo - esclarece Barsanti.

O uso indiscriminado de produtos tem consequências imprevisíveis. Fios sem vida podem ser culpa sua.

— Muitas mulheres não retiram todo o condicionador no enxágue. O resíduo faz com que, ao longo do tempo, os cabelos fiquem com pontas duplas - esclarece o cabeleireiro Marcos Proença, de São Paulo.

Nesse caso, só um xampu de limpeza profunda (antirresíduo) para reverter o quadro.

Fonte: clicrbs

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...