Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Porque algumas pessoas são sonâmbulas?


O sonambulismo, um distúrbio do sono, faz com que suas vítimas se levantem no meio do sono não-REM (a fase sem sonhos do sono profundo) e realizem atividades que normalmente são feitas durante um estado de plena consciência.

A condição, às vezes extremamente perigosa, afeta um quarto das crianças e 3% dos adultos. Os sonâmbulos são conhecidos por cozinhar, dirigir, escrever cartas, fazer sexo com estranhos, e até mesmo cometer assassinatos; eles executam esses atos com uma expressão vazia nos rostos, e muitas vezes têm pouca ou nenhuma lembrança do que fizeram.

E porque cargas d’água alguém é sonâmbulo? Essa é uma pergunta sem resposta há centenas de anos. Ainda não existe explicação satisfatória, mas pode haver uma muito em breve.

Os cientistas estão discutindo uma possível raiz da condição: há uma forte evidência de ela esteja ligada a um gene no cromossomo 20. Pesquisadores descobriram que as famílias de sonâmbulos tendem a compartilhar uma variante de código genético específica no cromossomo 20, que eles acreditam estar relacionada com o distúrbio.

A conclusão é relativamente nova; até agora, eles podem apenas especular como esse tipo de gene produz uma tendência ao sonambulismo, mas os cientistas suspeitam que o gene ou genes responsáveis pelo sonambulismo são importantes para a atividade cerebral.

Por exemplo, o defeito genético poderia existir no gene que normalmente é responsável por desligar a função motora de uma pessoa adormecida. Um defeito nessa área poderia permitir que sonâmbulos agissem fisicamente por impulsos de seu subconsciente, às vezes realizando tarefas complexas apesar de estarem dormindo. Alternativamente, os caminhos responsáveis por diferenciar o sono e a vigília podem ser alterados.

No entanto, também existem dados que ligam o sonambulismo ao despertar parcial do sono. Uma causa comum do sonambulismo é apnéia do sono, um distúrbio em que a pessoas podem parar momentaneamente de respirar enquanto dormem. Se o sonambulismo e a apnéia do sono estão mesmo relacionadas, o gene envolvido pode desempenhar um papel na função respiratória.

Mais pesquisas devem determinar qual hipótese é a correta, mas de qualquer forma o gene defeituoso não causa o sonambulismo por si só.

A ocorrência do sonambulismo requer predisposição genética, fatores de condicionamento, como privação do sono ou estresse, e um fator desencadeante proximal, como um ruído ou toque. Esses fatores constituem a base para um episódio de sonambulismo, e todos devem ocorrer antes de um.

Ou seja, para garantir uma noite de sono tranquila, os sonâmbulos devem reduzir seu nível de estresse tanto quanto for possível, dormir o suficiente, e evitar barulhos e contato físico durante a noite

Fonte: LifesLittleMysteries

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...