Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Lâmpada está acesa há 110 anos


Você já imaginou uma lâmpada pudesse durar mais do que apenas alguns meses ou anos? Há 110 anos uma lâmpada incandescente começou a funcionar, e curiosamente, está acesa até hoje. Segundo o Livro dos Recordes Guinness, essa é a lâmpada que está acesa há mais tempo, ainda com luz forte.

Conhecida como “Centennial Light Bulb”, ou lâmpada centenária, ela está localizada em uma central de bombeiros na Califórnia e foi instalada em 1901. Desde então, a lâmpada de 60 watts funciona 24 horas por dia, operando com cerca de 4 watts. A data exata do início de seu funcionamento não é conhecida, mas o aniversário do curioso objeto acontece no dia 18 de junho.

A lâmpada teve apenas uma rápida pausa em sua operação ao longo de todos esses anos. Ela foi apagada em 1976, por alguns cortes de energia, quando a estação de bombeiros mudou sua localização, em 1976.

Muitos cientistas ainda estão intrigados por não terem encontrado uma explicação sobre como a lâmpada continua brilhando por tanto tempo. O que se sabe é que invenção de Adolphe Chaillet é uma lâmpada incandescente aperfeiçoada, com propriedades físicas singulares.

A lâmpada mais duradoura do mundo se difere das contemporâneas de duas maneiras. Seu filamento é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada comum. Além disso, o filamento é feito de carbono, um melhor condutor de eletricidade do que os presentes nas lâmpadas normais.

Fonte: Life'sLittleMysteries

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...