Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2012

Conheça o (recém descoberto) menor vertebrado do mundo


Parece que os vertebrados estão cada vez menores. Apenas um mês depois de os cientistas anunciarem a menor espécie conhecida de rã, esse minúsculo animal foi encontrado, e podemos perceber seu minúsculo tamanho com ele descansando em uma moeda. Essa rã tem apenas 7,7 milímetros do focinho até a cauda.

Paedophryne amauensis foi descoberta na Papua-Nova Guiné e é ligeiramente menor do que o peixe Paedocypris progenetica, que tinha sido descrito como o menor vertebrado em 2006.

Há outro candidato ao título de menor vertebrado do mundo: uma espécie de peixe pediculati, que tem os machos da espécie com apenas 6,2 milímetros de comprimento. Mas ele passa a vida toda ligado a uma fêmea (muito maior do que ele), e seu corpo não vai muito além de uma espinha dorsal e um par de testículos – por isso, muitos biólogos acham que ele não deve contar na lista.

Em 1996, o título de menor rã era dividido por duas espécies do Brasil e Cuba, ambas com 10 milímetros de comprimento.

Sapos em miniatura não são estranhezas da natureza, podendo ser bastante comuns. O tamanho diminuto pode fazer que a evolução deles seja mais simples. Por exemplo, sapinhos têm uma grande relação com a área em que vivem, o que os coloca em risco de perder muita água através da pele. O ambiente úmido e o pequeno tamanho pode ajudar a evitar a desidratação.

Fonte: NewScientist

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...