Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O monitor que permite cheirar o que é exibido na tela


Pesquisadores japoneses inventaram uma tela que solta cheiro. O display LCD emana odores “virtuais” a partir do ponto exato onde os itens estão aparecendo na tela.

O nome da tecnologia é Smell-o-Vison, ou “sistema de exibição olfativo”, e foi desenvolvida por Haruka Matsukura e seus colegas da Universidade de Tóquio (Japão).

Os odores “virtuais” são gerados através da vaporização de pelotas de gel. O aparelho só pode produzir um cheiro de cada vez, mas a próxima versão já deve vir com um cartucho que permite odores múltiplos.

O sistema é equipado com quatro ventiladores em cada canto da tela, e empurra o ar para a frente para tornar a experiência tão realista quanto possível. Os odores são continuamente vaporizados nessas quatro correntes de ar, por sua vez sopradas paralelas à superfície da tela, variando de intensidade e direção, dado o ponto de onde o cheiro se originou no display.

Os fluxos de ar colidem várias vezes para criar um curso orientado para o usuário a partir de uma região específica no LCD. Isto dá a impressão de que os odores não estão vindo dos ventiladores, mas sim da própria tela. Na verdade, o usuário pode até mesmo deslocar a cabeça para cheirar diferentes itens exibidos em diferentes partes da tela.

A tecnologia pode ser usada para publicidade, exposições de museu, etc.

Fonte: io9

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...