Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Angelina Jolie revela ter retirado os dois seios


Angelina Jolie abriu seu coração e sua intimidade em um artigo publicado na madrugada desta terça-feira (14), no jornal americano The New York Times.

Intitulado My Medical Choice (Minha Escolha Médica, em tradução livre), a atriz americana, de 37 anos, revelou ter se submetido a uma dupla mastectomia, em fevereiro deste ano, após saber que carregava o gene “defeituoso” BRCA1, responsável por aumentar “drasticamente” o risco de desenvolver o câncer de mama, segundo suas próprias palavras.

Os médicos que analisaram seus exames apontaram 87% de risco dela desenvolver câncer de mama e 50% de câncer de ovário, sendo que 65% das pessoas que possuem o tal gene defeituoso apresentam risco de desenvolver a doença.

Por isso, assim que soube que estava incluída nesse percentual, a atriz optou por minimizar os riscos o máximo que pudesse e decidiu iniciar o combate ao câncer tirando os dois seios.

“Eu estou escrevendo sobre isso agora porque espero que outras mulheres possam se beneficiar da minha experiência. Câncer ainda é uma palavra que provoca medo nos corações das pessoas, produzindo um profundo sentimento de impotência. Mas hoje é possível descobrir por meio de um exame de sangue se você é altamente suscetível ao câncer de mama e ovário, e então agir”, escreveu.

Em seu artigo, a atriz também revelou como foi o doloroso processo de realização das mastectomias, que teve início no dia 2 de fevereiro e terminou no dia 27 de abril, após o implante de próteses.

Com a operação, as chances de Angelina desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. “Eu posso dizer a meus filhos que eles não precisam temer me perder para o câncer de mama”, desabafou.

A atriz ainda agradeceu ao marido, Brad Pitt, por ser tão amoroso e solidário e deixou uma mensagem para aqueles que têm uma esposa ou namorada passando pela mesma situação. “Saiba que você é uma parte muito importante do processo. Brad estava no Pink Lotus Breast Center, onde fui tratada, a cada minuto das cirurgias. Conseguimos encontrar momentos para rir juntos. Sabíamos que essa era a coisa certa a fazer para a nossa família e que nos deixaria mais próximos. E tem deixado.”, disse.

Por fim, defendeu que os testes genéticos e de prevenção ao câncer sejam gratuitos em todo o mundo. Também lembrou que estes testes custam em torno de 3.000 dólares nos Estados Unidos, causando grande obstáculo para muitas mulheres.

A mãe de Angelina Jolie, a atriz francesa Marcheline Bertrand, morreu em 2007 aos 57 anos, após lutar 10 anos contra um câncer de ovário. Angelina é casada com Brad Pitt, com quem tem seis filhos e é ativista de causas humanitárias.

Fonte: Terra

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...