Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dietas de desintoxicação funcionam? Descubra a verdade sobre os detox


Dietas de limpeza e desintoxicação, conhecidas simplesmente como “detox”, estão na moda. Elas prometem abolir toxinas desagradáveis do seu corpo, tornando-o mais saudável.

Qual a verdade por trás disso?

Nenhuma, aparentemente.

Há muitos tipos de detoxes para podermos esmiuçar todos aqui, mas eles são no geral bem parecidos: geralmente, consistem de uma dieta de apenas líquidos, frutas e vegetais batidos, que dizem poder eliminar todo o tipo de mal que está em seu organismo nesse momento.

Por exemplo, a Master Cleanse é uma das mais antigas e populares formas de detox que existem. É preciso beber entre seis e doze copos de limonada (feita de limão e xarope), para depois tomar um chá de ervas laxante tanto de manhã quanto à noite. Se isso não for suficiente para limpar seu trato intestinal, você deve fazer ainda uma lavagem de água salgada.

Soa horrível, não? Mas as promessas da dieta são muito interessantes. Essa limpeza é supostamente a base para a eliminação de TODOS OS TIPOS de doenças. Por que será que pessoas ainda ficam doentes no mundo, não?

Nós todos sabemos que as frutas e os vegetais são bons para nós, de modo que a lógica sugere que uma dieta de frutas e legumes deve ser super saudável, certo?

Errado

Dietas como a Master Cleanse e semelhantes não são de fato tão saudáveis assim. Se você não beber nada além de suco por uma semana, você vai perder peso, mas é porque você não está comendo, não porque seu corpo está “desintoxicando”. Você vai ganhar esse peso de volta quando retornar a sua dieta normal.

Você também perde vários nutrientes vitais, como gorduras, fibras e proteínas. De fato, alguns especialistas sugerem que as pessoas evitem exercícios quando estiverem fazendo um detox, porque a sua ingestão calórica é tão baixa que leva à fadiga e tonturas.

Depois de alguns dias, o seu corpo fica basicamente sem energia, e pode começar a quebrar tecido muscular em vez disso. Da mesma forma, a falta de fibras na sua dieta tende a impactar a função de seu intestino grosso, o que pode explicar porque as pessoas tendem a descrever suas sensações durante uma limpeza como essa a semelhantes a estar com gripe.

Mais importante ainda, o detox não faz nada que o seu corpo já não faça por conta própria.

Andy Bellatti, nutricionista baseado em Las Vegas, lembra-nos de que nossos corpos já são bastante eficientes na eliminação de toxinas. Se não fossem, nós todos estaríamos provavelmente mortos. “Nossos corpos eliminam toxinas em uma base diária, graças ao rins, pulmões e fígado. Ir ao banheiro é eliminar toxinas!”, explica.

Já a escritora de ciências e educadora Beth Skwarecki acrescenta que, embora a maioria destes detoxes não sejam perigosos, podem causar alguns problemas. Eles não incluem muita fibra, e o corpo acaba por absorver mais açúcar, o que não é bom para a saúde.

“A boa notícia é que leva meses para obter quaisquer deficiências de vitaminas graves. A maioria destes detoxes são, provavelmente, estúpidos, mas não gravemente prejudiciais (se tudo que você fizer é restringir alimentos por alguns dias)”, opina.

Mas o argumento mais importante contra as “estúpidas” dietas detox é que a maioria dos produtos comerciais que reclamam fazer desintoxicações sequer explicam o que é uma toxina ou listam as toxinas que eliminam. Mesmo os poucos que fazem isso não dão nenhuma evidência de que funcionam.

A Sense About Science, uma ONG baseada no Reino Unido que incentiva uma abordagem baseada em evidências para a evolução científica e tecnológica, analisou 15 produtos de desintoxicação comerciais em 2009, e descobriu que nenhum nomeava toxinas, ou chegava a um acordo sobre uma definição de desintoxicação, ou ainda fornecia quaisquer evidências para as suas reivindicações.

Ou seja: a única coisa que uma desintoxicação ou suco de limpeza realmente faz ao seu corpo é te deixar com fome e te privar de nutrientes por alguns dias.

Melhores alternativas

Se você quer realmente melhorar sua saúde, não vai ser tomar sucos detox por alguns dias que vai fazer quaisquer milagres. Isso é fácil de perceber.

Segundo os especialistas, o correto é voltar aos princípios básicos da alimentação saudável: comer mais folhas verdes, diminuir o consumo de alimentos processados, comer grãos e alimentos integrais, nozes e sementes, até as papilas gustativas se acostumarem a esses sabores mais sutis.

Além disso, pesquisas descobriram vantagens do jejum, mas isso não é equivalente a fazer detox por alguns dias no ano. Se você realmente quiser ficar sem comer, procure um método confiável, e você de fato pode ver benefícios como maior longevidade, menos estresse, diminuição geral dos sinais associados com o envelhecimento e potencial para prevenir e tratar doenças crônicas.

Fonte: LifeHacker

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...