Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2014

O que acontece se você comer alimentos vencidos?


Nem todo mundo presta atenção nos rótulos dos produtos na hora de fazer compras, não é mesmo? Mas a verdade é que esse tipo de falta de atenção pode trazer problemas sérios para a saúde, como consequência. Isso porque, quando nós ingerimos alimentos fora do prazo de validade, acabamos ficando expostos a uma série de complicações, muitas bem mais sérias que as pessoas pensam, podendo até mesmo causar a morte!

Assustador, não é mesmo? Mas não pense que é exagero. Nutricionistas e outros especialistas no assunto alertam que alimentos vencidos podem causar infecção, intoxicação alimentar e até mesmo o temido botulismo, uma doença bacteriana que pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos.


Isso acontece, segundo os pesquisadores, porque quando estão fora do prazo de validade previsto pelos fabricantes, os alimentos começam a se deteriorar e passam a ser tomados por micro-organismo, muitos nocivos aos organismo humano, como as bactérias e fungos. E, embora seja comum que alguns alimentos, como pães e outras massas; criem uma crosta esverdeada de bolor; há casos em que a comida já não está boa para o consumo, mas sem apresentar alterações visíveis em seu aspecto.

É por isso, que se a comida estiver embolorada, não adianta cortar a parte ruim e comer a que parece boa, uma vez que as toxinas do bolor já terão penetrado no produto, por mais que não estejam à mostra. Entendeu?

Assim, é sempre válido prestar atenção nas datas expostas nos rótulos e claro, nas características sensoriais dos produtos, como a cor, o odor e a textura que eles apresentam. Até porque a forma de guardar os alimentos, se não for conforme a descrição feita pela fábrica, pode também interferir no que a indústria chama de “tempo de vida” dos produtos, fazendo com que ele perca antes mesmo da data prevista para seu descarte.


Aliás, essas descrições são essenciais para manter a qualidade da comida, já que os fabricantes e os órgãos de fiscalização do governo fazem testes em laboratórios e determinam, com exatidão, as condições do ambiente (luz, umidade, temperatura e assim por diante) que devem ser respeitadas para a conservação do produto em questão.

Sintomas

Se você comeu comida estragada é bom ficar atento, já que os sintomas de que algo aí dentro não está bem podem variar, dependendo também do tipo de produto consumido. Comidas de origem animal e demais produtos que precisam ser refrigerados, por exemplo, normalmente apresentam reações mais rápidas no organismo, dentre de duas horas em média. Mas alguns micro-organismos podem manifestar seus efeitos de 12 a 24 horas depois de serem ingeridos.


Fontes: Fatos Desconhecidos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...