Páginas

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Conheça a dieta paleolítica


Quando o verão começa a se aproximar todo mundo decide entrar em forma. Nesse momento, aparecem as dietas malucas e os atletas de final de semana.

Uma nova dieta, que tem atraído muitos adeptos, é a chamada Dieta Paleolítica. Essa dieta tem como princípio comer somente os alimentos que realmente fazem parte da natureza do homem. Isso quer dizer que a melhor dieta para o homem é aquela que era seguida por nossos ancestrais pré-históricos.

A dieta paleo consiste em comer apenas aquilo que podemos caçar, matar, colher ou tirar da terra. Essa dieta tem feito sucesso nos Estados Unidos, onde está sendo estudada por professores da Universidade Estadual do Colorado.

Esse tipo de cardápio é discutido desde 1985, quando um artigo publicado no The New England Journal of Medicine, levantou a hipótese de que o genoma humano não teria se adaptado aos alimentos industrializados.

No período paleolítico, as dietas seguidas pelos humanos incluía carne de baleia, peixe, frutas, caças, raízes e folhas. Assim, a dieta paleolítica moderna defende a ausência de grãos, óleos extraídos de sementes e de produtos processados e artificiais. Os leites e seus derivados também estão fora do cardápio.

De uma maneira geral, a dieta paleo é formada apenas por raízes e tubérculos, como batatas, aipim e carnes. Os alimentos plantados, como cereais e leguminosas; e os industrializados são banidos.

Alguns nutricionistas apontam que essa dieta é uma das mais apropriadas para o organismo humano. Os alimentos da dieta paleo precisam ter uma procedência natural, ou seja, são alimentos orgânicos e carnes de animais de pasto.

Os seguidores da dieta paleolítica acreditam que o trigo é um dos principais vilões da alimentação moderna. Para eles, o trigo é o responsável pela obesidade, diabetes e a artrite reumatoide.

A dieta paleolítica também incentiva um consumo elevado de carnes. Vale lembrar que, antes de tentar qualquer dieta, é necessário consultar um médico ou nutricionista.

Fonte: Site de Curiosidades

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...