Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

A curiosa bactéria que come petróleo


Pesquisadores da Universidade de Los Andes, em Bogotá, estão estudando uma curiosa bactéria capaz de matar mosquitos transmissores da dengue e que comem petróleo. O estudo comprovou que esse tipo específico de bactéria pode comer o petróleo em água e solos contaminados pelo óleo.

Chamada de Lysinibacillus sphaericus, a bactéria tem sido observada pelo microscópio por pesquisadores do Centro de Investigação Microbiológica (CIMIT), em parceria com algumas companhias de petróleo. O potencial dessa bactéria para eliminar a poluição causada pelo petróleo faz dessa descoberta uma forte ajuda para combater danos ambientais provenientes de derramamentos de óleo em mares e outros ecossistemas.

A bactéria tem a capacidade de acumular hidrocarbonetos e metais pesados. Ela é dotada de enzimas especiais, capazes de reduzir o óleo e limpar águas e solos contaminados pela exploração de petróleo. A eficácia da bactéria é de 95%.

Os primeiros testes com a bactéria apresentaram resultados surpreendentes em campos afetados pela poluição da indústria do petróleo na Colômbia. A descoberta da bactéria Lysinibacillus sphaericus também está sendo comemorada porque ela produz toxinas mortais para as larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Fonte: Site de Curiosidades

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...