Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

As curiosidades elétricas


A eletricidade foi descoberta a cerca de 2500 anos atrás, através de observações do cientista grego, Thales de Mileto, que observou que um pedaço de âmbar (resina fossilizada de árvore) atraia palha ou penas, quando esfregado com um pano. A palavra "eletricidade" é originada da palavra grega para âmbar "elektron". Thales de Mileto também é conhecido como o pai da filosofia.

A palavra “Elétrica” foi cunhada pela primeira vez pelo médico da Rainha Elizabeth I, Doutor William Gilbert, em 1600. Ele percebeu em seus experimentos que materiais como o vidro, diamante e a cera, produzem o mesmo efeito que o âmbar.

No século 18, o Conde Alessandro Volta inventou a primeira bateria e o batizou de "pilha voltaica". Este consistia em uma pilha de zinco com discos de prata ou cobre separados por almofadas umedecidas com uma solução ácida. A unidade de medida elétrica "volt", é chamada assim em homenagem ao Conde Volta.

Na década de 1860, o engenheiro francês George Leclanché desenvolveu uma bateria que não usava a solução ácida em seu interior. Essa pilha é conhecida como pilha de Leclanché ou pilha seca ou pilha comum. As pilhas atuais que usamos em nossos equipamentos eletrônicos são baseados no design do Leclanché.

Todos os anos milhares de pessoas são eletrocutadas, mas são poucas as que morrem por essa causa. Em vez disso, muitas pessoas morrem queimadas por causa de sobrecarga em sistemas elétricos, mais precisamente, 10 mil pessoas todos os anos. Não sobrecarregue as tomadas e limite o uso de extensões, utilize-os apenas temporariamente para evitar acidentes.

Fonte: Site de Curiosidades

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...