Páginas

sexta-feira, 13 de março de 2015

Finalmente descobrimos como camaleões mudam de cor


Todo mundo sabe que camaleões são capazes de mudar de cor rapidamente, mas como eles fazem isso?

Pesquisadores finalmente chegaram a uma conclusão: os camaleões têm nanocristais que refletem luz em sua pele, que por sua vez podem ser reorganizados para mudar a aparência do animal.

O mais diferente dos coloridos

Em Madagascar, camaleões-pantera de todas as idades podem alterar a vivacidade de sua pele, mas os machos adultos demonstram uma gama muito maior de cores, com várias combinações de branco, vermelho e tons calmantes.

Ao encontrar um rival ou uma parceira em potencial, um camaleão maduro pode mudar a cor de sua pele de verde para amarelo ou laranja, enquanto manchas azuis viram esbranquiçadas e as vermelhas se tornam mais brilhantes. Isso tudo acontece dentro de minutos, e é totalmente reversível.

Outros animais podem alterar a cor de sua pele, como polvos, embora estas alterações dependam tipicamente de acumulação e/ou dispersão de pigmentos (como a melanina). Cameleões, por outro lado, dependem de mudanças estruturais na forma como a sua pele reflete a luz.

Como a alteração de cor funciona

Cores estruturais são as geradas sem pigmentos, por meio de um fenômeno físico de interferência óptica. “Elas são o resultado de interações entre certos comprimentos de onda e estruturas nanoscópicas”, explica Michel Milinkovitch, da Universidade de Genebra (Suíça).

Através da combinação de trabalho microscópio, videografia e modelagem, a equipe de Milinkovitch descobriu que os camaleões mudam de cor por meio do ajuste de uma rede de nanocristais de reflexão de luz, dentro de uma camada superior de células da pele do animal, chamadas de iridóforos.

Estes nanocristais fotônicos são feitos de guanina, um dos blocos de construção do DNA, e camaleões podem alterar o arranjo estrutural das células apenas relaxando ou excitando (alongando) a pele. Quando o animal está calmo, os nanocristais são organizados em uma rede densa refletindo comprimentos de onda azul e verde. Quando está excitado, a rede se solta para permitir a reflexão de outras cores, como amarelo e vermelho.

Além disso, a equipe descobriu que os camaleões possuem duas camadas de células reflexivas com diferentes formas sobrepostas. A segunda população mais profunda de iridóforos tem menos cristais, por sua vez maiores, organizados para refletir uma porção substancial da luz solar na gama de infravermelho. Esta camada provavelmente desempenha um papel na proteção contra a exposição intensa ao sol do animal.

Vendo a mudança ocorrer

No vídeo abaixo, você pode ver a mudança de cores em um camaleão-pantera macho adulto “sob excitação”, ou seja, quando ele é confrontado por outro macho adulto no seu campo de visão.

O vídeo original foi acelerado oito vezes, e a primeira imagem do filme continua sendo mostrada no canto inferior direito para demonstrar a extensão da mudança de cor.



Fonte: IFLS

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...