Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2015

As 3 coisas que você precisa saber sobre alimentos diuréticos


Quem nunca ouviu falar que aquele suquinho de abacaxi pode ser um aliado na hora de diminuir o inchaço? Até aí tudo bem, porque a ingestão de alimentos diurético é importante passo para quem deseja diminuir as medidas. Isto porque eles auxiliam na eliminação de líquidos e, consequentemente, terminar com o inchaço no corpo. Mas será que é só isso?

– Os alimentos diuréticos auxiliam no controle hídrico e da pressão arterial. Através da diurese adequada são eliminados minerais e toxinas filtrados pelos rins – explica a nutricionista Patrícia de Souza, do Centro Clínico Gaúcho.

Estes alimentos também são ótimas fontes de potássio e magnésio, minerais essenciais para o organismo e que auxiliam no controle hídrico, atenuando a retenção provocada pela ingestão de sódio em excesso. Para esclarecer dúvidas sobre os alimentos diuréticos, a nutricionista responde três perguntas sobre o tema:

1. Outras opções além do abacaxi

O abacaxi é digestivo, fonte das vitaminas A e C, ferro e fósforo. Sua polpa é abundante em água, o que o torna um excelente diurético. A aveia em flocos geralmente não é lembrada por ser um alimento que não contém água em abundância, mas é um diurético, também rica em fibras e minerais. Podemos citar ainda o kiwi, o limão, a maçã, a melancia, o melão, o nabo, o pepino e salsa como ótimos aliados. Deve-se lembrar também que a água é um importante alimento diurético, pois seu consumo adequado evita a retenção de líquidos no organismo.

2. Diurético não emagrece – ajuda a desinchar

Por reduzirem a quantidade de líquidos acumulados no corpo o peso diminui, mas esse efeito é significativo principalmente nas pessoas que tendem a reter líquido. Porém é importante lembrar que eles não reduzem a gordura corporal, não havendo dessa forma emagrecimento, na verdade a pessoa diminui o inchaço.

3. Nada em excesso é bom!

A ingestão de frutas e vegetais diuréticos em excesso pode fazer com que o corpo elimine muito líquido, podendo causar desidratação. Por isso, é importante ressaltar que se deve beber ao menos dois litros de água por dia.

Fonte: Donna

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...