Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Aranhas expostas a grafeno produzem super teia


A teia de aranha já é considerada uma das substâncias mais fortes do reino-animal. Entretanto, o que acontece quando você tenta melhorá-la no laboratório? Sob essa prerrogativa, cientistas italianos da Universidade de Trento iniciaram um experimento com 15 aranhas que forneceu resultados surpreendentes.

Os bichos foram borrifados  sim, isso mesmo, nada de seringas nem radiação  com partículas de grafeno. Após algum tempo expostas à mistura, algumas aranhas conseguiram produzir uma teia até 3,5 vezes mais forte que a original, demonstrando que a substância, de alguma forma, tinha afetado a qualidade da teia.

Embora os resultados sejam de certa forma impressionantes devido à simplicidade do método utilizado, nem tudo saiu como esperado. Algumas aranhas produziram teia de menor qualidade e outras até morreram antes de soltar qualquer tipo de teia.

O time de pesquisadores ainda não conseguiu explicar ao certo como o grafeno foi parar na teia e se a mistura é de fato eficiente, mas novos estudos serão feitos para resolver o mistério. Se a tecnologia for aperfeiçoada, aranhas poderiam ser utilizadas para fabricar fios extrafortes. Uma análise mais aprofundada da mistura também poderia permitir que o material fosse fabricado artificialmente.

Fonte: Tecmundo

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...