Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Para não torrar sob o sol, o melhor é roupa clara ou escura?


Em dias ensolarados, as roupas escolhidas geralmente são leves e claras. Porém, o que muitos não sabem é que as peças escuras e de tecidos grossos são as que mais protegem a pele dos raios ultravioleta (UV).

Qual a melhor forma de se vestir no verão, época de alta radiação solar? Segundo o dermatologista do Hospital Universitário (HU) de Florianópolis, Daniel Holthausen Nunes, as roupas escuras absorvem os raios UV e são quentes, mas protegem a pele. Já as roupas de cores claras refletem a radiação, que causa queimaduras. Nunes explica que além da cor, o tecido influencia na proteção contra o sol. Se ele for mais grosso, a intensidade da radiação será menor.

– O ideal é usar as com proteção solar – explica o especialista.

Quem não puder comprar roupas com essa tecnologia, que custa de 10% a 15% a mais, pode investir em tecidos à base de poliamida. Segundo o gerente de vendas da Malharia LC, de Brusque, Edson Luís Monteiro da Silva, essa alternativa já vem com proteção natural – dióxido de titânio.

Mas a orientação é dar preferência às malhas opacas, para que os raios não reflitam na pele.

A maioria das pessoas não sabe a relação das cores com a radiação solar. Elisa Leão, 28 anos, é personal trainer e prefere usar roupas claras e de tecido fino. Ela diz que não sabia do benefício das malhas escuras e que a escolha da cor depende do horário que costuma treinar.

O cobrador Luiz Carlos Rodrigues, 38 anos, concorda com a opção de Elisa. Prefere vestir, no verão, peças claras. A veterinária Josi Borges conhece o benefício do tom das vestimentas e usa roupas com filtro solar.

Fonte: Diário Catarinense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...