Opção por força nas quatro rodas pode mudar o comportamento do carro
Os SUV são muito populares em diferentes mercados, e dependendo do modelo, podem ou não ser 4x4. No caso dos que possuem tração nas quatro rodas, existe o que se denomina tração parcial ou integral.
A tração parcial é quando o utilitário circurla com a potência enviada apenas a duas rodas, muito comum para estradas e uso diário na cidade. Isso reduz a resistência ao movimento do carro e reflete na economia de combustível e na maior duração dos pneus.
A tração 4x4 é aquela onde a potência se exerce sobre as quatro rodas. Geralmente é usada para condições fora de estrada, neve, gelo ou lama para oferecer melhor aderência e dirigibilidade. A tração é maior mas o gasto de combustível também.
O modo de seleção entre a tração parcial e total varia dependendo do tipo de SUV. Alguns modelos contam com alavancas seletoras que engrenam o sistema a velocidades de até 80 km/h e a tração reduzida com o carro parado ou em velocidades muito baixas. Há também os utilitários onde a seleção é feita por botões e um sistema eletrônico. Há ainda modelos cuja tração é acionada automaticamente, sem a interferência do motorista. Geralmente este tipo de acionamento equipa utilitários mais leves, como o Hyundai ix35 e o Honda CR-V. Tais modelos contam com um sistema que ativa ou desativa a tração integral dependendo das condições de aderência do terreno, funcionando de acordo com a demanda.
Os jipes mais preparados para terrenos difíceis possuem a chamada tração reduzida, usada para baixas velocidades em caminhos sinuosos e muito acidentados. A caixa de redução multiplica a força do motor que é enviada às rodas e ajuda o carro a sair de situações complicadas.
Vale deixar claro que um SUV com tração 4x4 geralmente tem um preço bem maior que similares sem o sistema, então, se o comprador não for usar o sistema e o utilitário for usado apenas na cidade, o gasto extra torna-se desnecessário.
Fonte: MOTOR Dream
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