Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

Consumo frequente de tomate reduz risco de depressão pela metade



Comer tomates apenas algumas vezes por semana pode reduzir pela metade as chances de sofrer depressão. É o que revela estudo realizado por pesquisadores da China e do Japão. Segundo a pesquisa, pessoas que ingeriram tomates de duas a seis vezes por semana foram 46% menos propensas a sintomas depressivos em comparação com pessoas que comiam a fruta menos de uma vez por semana.

Para os pesquisadores, outros alimentos saudáveis, como couve, cenouras, cebolas e abóboras têm pouco ou nenhum efeito sobre o bem-estar psicológico. Tomates são fonte particularmente rica de licopeno, antioxidante que lhes confere a cor vermelho escuro e têm sido associados com redução do risco de câncer de próstata e ataques cardíacos.

A pesquisa, publicada no Journal of Affective Disorders, analisou os registros de saúde mental e hábitos de dieta de cerca de mil homens e mulheres com 70 anos ou mais. Eles investigaram relatórios preliminares que mostraram que o licopeno também pode promover o bem-estar psicológico e a saúde física.

Os resultados mostraram que pessoas que comem tomates entre duas e seis vezes por semana são 46% menos passíveis de sofrer depressão. A pesquisa sugere ainda que comer tomate todos os dias reduz o risco de sintomas depressivos em 52%.

Os pesquisadores disseram que ainda não podem afirmam se o licopeno dos tomates afeta diretamente a mente, ou se simplesmente protege contra a depressão causada quando as pessoas desenvolvem doenças potencialmente fatais como o câncer.

Fonte: Diário Catarinense

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...