Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Conheça o sutiã que dá um choque em potenciais agressores


“O estupro em Nova Deli foi o gatilho. Mas também a dormência das mulheres e legisladores contra esta ameaça social. Já era hora de nós, mulheres, fazermos uma mudança”, foi assim que Manisha Mohan, estudante de engenharia aeronáutica na Universidade Memorial Sri Ramaswamy (Índia), anunciou sua invenção.

Inspirada no caos gerado após o estupro de gangue brutal de uma estudante de 23 anos em Deli, em dezembro de 2012, Manisha, ao lado dos colegas Niladhri Basu Bal e Rimpi Tripathi, decidiu usar suas habilidades técnicas para ajudar a proteger as mulheres.

Depois de falar com várias pessoas que tiveram experiências de assédio, Marisha desenvolveu um sutiã projetado para produzir um choque elétrico de 3.800 quilovolt (kV) a qualquer potencial agressor.

O sutiã é equipado com um sensor de pressão ligado a um circuito eléctrico. Então, como a portadora pode ter certeza de que não vai receber ela mesma um choque elétrico?

“Em primeiro lugar, o sistema é colocado em um tecido de duas camadas, o que garante o isolamento da vítima”, explica Manisha. “Além disso, calibramos a pressão de acordo com apertos, beliscões e agarramento. A força aplicada em apenas um abraço, por exemplo, não satisfaz as condições para a ativação do dispositivo. Também existe um interruptor de autoacionamento que a mulher pode escolher, com o qual ela pode acionar por si só o sutiã quando estiver em um ambiente inseguro”.

O dispositivo, nomeado SHE (“Society Harnessing Equipment”, algo como Equipamento de Aproveitamento da Sociedade) também pode enviar uma mensagem de texto a um parente ou amigo e alertar a delegacia de polícia local, de acordo com as coordenadas de GPS da localização da vítima.

Fonte: BBC

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...