Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Um novo estudo comprova causa dos estalos nos dedos


Você tem mania de estalar as juntas? Parte do que torna esse momento tão mágico é o barulho que elas fazem? Fique tranquilo, você não está sozinho.

Usando ressonância magnética para registrar em vídeo o momento do estalar de juntas em ação, pesquisadores descobriram que o delicioso “clac” é o resultado da rápida criação de uma cavidade no líquido que existe dentro das articulações. O artigo foi publicado na revista “PLOS ONE”.

“É meio parecido com a formação de um vácuo”, explica o pesquisador Greg Kawchuk, professor de medicina de reabilitação da Universidade de Alberta, no Canadá. “Uma vez que as superfícies da articulação se separam de repente, não há mais fluido disponível para preencher o volume crescente da articulação, então é criada uma cavidade, e este evento é o que está associado com o barulho”.

Puxe meu dedo

Para descobrir esta característica meio estranha da nossa anatomia, Kawchuk e seus colegas elaboraram o que eles chamam de estudo “puxe meu dedo”. O quiroprático canadense Jerome Fryer apresentou uma nova hipótese a Kawchuk que explicaria o por quê do som do estalo. Ao longo de décadas, os pesquisadores têm especulado que separar as articulações dos dedos cria ou irrompe bolhas no fluido das articulações, e isso talvez pudesse explicar o ruído.

Kawchuk e sua equipe perceberam que, com a tecnologia moderna, eles poderiam simplesmente olhar dentro da articulação para ver o que estava acontecendo. Felizmente, conforme conta o cientista, Fryer é um adorador da estalação de articulações.

Usando ressonância magnética, os pesquisadores registraram o que acontecia na junta de Fryer em tempo real, conforme cada um de seus dedos era puxado lentamente até que as articulações estalassem. A criação de uma cavidade no líquido sinovial (que existe entre as articulações) de fato produziu o som.

Nada de dedos mais grossos

“A capacidade de estalar os dedos poderia estar relacionada com a saúde das articulações”, afirma Kawchuk. Ao contrário da sabedoria popular, estudos não encontraram provas de que estalar os dedos pode danificá-los. Para o estudioso que liderou o estudo, isso poderia significar que estalar os dedos pode estar ligado à saúde das articulações de alguma forma.

“Podemos usar esta nova descoberta para ver quando problemas nas articulações começam muito antes do início dos sintomas começarem, o que daria aos pacientes e médicos a possibilidade de abordar problemas comuns antes deles começarem”, espera Kawchuk.

Fonte: LiveScience

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...