Páginas

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O Chá verde ajuda a manter o peso?


Já falamos muitas vezes das maravilhosas propriedades do chá verde, feito da erva Camellia sinensis. Pesquisas mostram que a bebida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, colesterol alto, câncer e envelhecimento, fortalecer veias e artérias, e até auxiliar no emagrecimento.

Em alguns casos, a melhora é moderada, em outros, é significante. Em todas as situações, é melhor fazer o chá com a planta do que comprar um industrializado.

Tudo isso parece ótimo, mas… Como é que o chá verde consegue ser tão bom assim?

Perder peso

No campo do peso, pesquisadores fizeram avanço em decifrar os benefícios da bebida. De acordo com um novo estudo, o chá parece bloquear a digestão do amido que pode contribuir para o ganho de peso.

O experimento, liderado por Jaroslaw Walkowiak da Universidade de Ciências Médicas Poznan, na Polônia, deu a 28 voluntários saudáveis bolachas que continham extrato de chá verde, o equivalente a beber vários copos por dia, depois de eles terem comido cereal no café da manhã.

Os participantes tinham entre 19 e 28 anos. Em todos, um teste de respiração foi realizado duas vezes. Foi descoberto que uma única dose de extrato de chá verde reduziu a digestão e absorção do amido de forma considerável.

Obesidade

Estima-se que 2,1 bilhões de adultos estavam acima do peso no mundo em 2013, e as principais razões para isso são o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Sabe-se que a ingestão elevada de carboidratos simples pode contribuir para o ganho de peso, e o amido é o mais comum carboidrato na alimentação humana, encontrado em pratos com batata, arroz e trigo.

De acordo com os pesquisadores, mais estudos são necessários para determinar o mecanismo envolvido nessa redução da absorção de amido, e o significado clínico dos componentes químicos do chá verde.

Fonte: ScienceAlert

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...