Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Quando você abre uma lata de refrigerante no fundo do mar o que acontece?


Lembra do Chris Hadfiled? O famoso astronauta que adora matar a curiosidade de nós, meros mortais, que não temos as mesmas chances que ele de viver em ambientes extremos?

O canadense já presentou a humanidade com diversos vídeos divertidos sobre atividades cotidianas na Estação Espacial Internacional, e agora voltou a nos dotar de conhecimento, desta vez sobre coisas bizarras que acontecem no fundo do oceano.

Por exemplo, o que ocorre com uma lata de refrigerante aberta lá?

Claro que ele não abriu essa lata flutuando na água – porque seria completamente esmagado pela pressão do fundo do mar -, e sim dentro de um submarino. Só para tornar as coisas mais interessantes, Hadfield vigorosamente balançou a Coca-Cola antes de abri-la. Veja o que aconteceu:



Hum… Chato, não?

Pressão e solubilidade

Por que o resultado foi tão entediante comparado à explosão que muitos de nós esperávamos?

A Coca-Cola e todas as bebidas carbonatadas contém dióxido de carbono dissolvido. Para deixar os refrigerantes carbonatados, a indústria bombeia dióxido de carbono no interior da lata em altas pressões, rapidamente selando o recipiente.

A solubilidade do dióxido de carbono é superior a pressões mais elevadas. Assim, podemos usar um monte de pressão para forçar o dióxido de carbono na bebida. No entanto, quando abrimos a lata, essa pressão é aliviada. Como resultado, a solubilidade diminui e o gás dissolvido escapa na forma de bolhas.

Em resumo, quanto maior a pressão, menos bolhas de gás saem da lata ao abri-la. Em um ambiente com pressão suficiente – como o fundo do oceano -, o gás simplesmente não borbulha.

Essencialmente, é o que acontece neste vídeo. A pressão no fundo do mar é tão elevada que nenhuma pressão é liberada quando a lata é aberta. A solubilidade do dióxido de carbono é igual com a lata aberta ou fechada.

Fonte: FQTQ

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...